quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Os movimentos sociais

- Dirceu: "O conservadorismo brasileiro não absorveu e jamais aceitará que a agenda dos movimentos sociais traga para o Estado brasileiro a determinação política de corrigir assimetrias intoleráveis que o privilégio secular de uma minoria impõe à maioria dos homens, mulheres, jovens e crianças deste país. Pois esse conservadorismo continua tendo em mim um adversário ferrenho e disposto a continuar a luta em meio a qualquer adversidade."

Assustador esse comentário, mas vamos lá.

Movimentos sociais: claro que eu sou a favor dos movimentos sociais. Acho de fundamental importância a união da sociedade em um objetivo comum. Movimento dos sem terra, dos sem - teto, das mulheres, dos gays, todos são válidos. A história provou que a união faz a força (clichê mesmo). O movimento feminista conquistou muitos direitos para as mulheres; a lei Maria da Penha ajuda mulheres espancadas pelos maridos. Isso é uma vitória. E que vitória. Viva o movimento feminista! Mas agora chegou a hora das mulheres conquistarem seus espaços sozinhas. Não quero participar de um governo ou de uma mesa de debate para preencher cota. Quero estar presente por terem reconhecido o meu trabalho e a minha competência. O feminismo foi fundamental, mas chega de se apoiar nele para arrumar espaço. Agora a mulherada, principalmente as da classe média e alta, que tanto reclamam de machismo, tem plenas condiçõs de seguirem caminhos próprios.

Falnado do movimento feminista acabei me esquecendo do ponto principal: o radicalismo. Todos os movimentos sociais são válidos, mas o radicalismo tira a razão que eles tem.

O ex - ministro Dirceu fala do preconceito que a sociedade sempre teve com os movimentos sociais no país e eu concordo, mas é muito complicado quando esses movimentos usam a viloência para se mostrarem para a sociedade. O preconceido já existe e não ajuda nadinha invasões e destruíções.

Ano passado, para comemorar o dia das mulheres, as mulheres do MST invadiram e destruiram as pesquisas de uma industria. O que ganharam com isso? Essa por acaso foi a melhor forma que encontraram para comemorarem a data??? Essa semana o MST invadiu uma fazenda e inviabilizou a colheita de uva e manga em protesto. Resultado: toneladas de alimentos estragando...

Sr. Dirceu, vamos pautar o debate por cima e parar de usar a miséria do povo e a maioria séria dos movimentos sociais para falar de injustiça, de elitismo. Vamos discutir a corrupção do governo Lula com a mesma vontade e sabedoria que o senhor sempre iscutiu quando era da oposição.

Nenhum comentário: