quarta-feira, 12 de setembro de 2007

brasileiros

hoje, estou eu feliz e cantante andando pelas ruas de Ipanema quando me deparo com uma mulher de uns 40 anos, bem vestida, carregando sacolas do caro Zona Sul arrncando umas rosas que estavam plantadas num canteiro de um prédio. As rosas eram realmente lindas e da vontade de ter um jardim daquele, mas tipo assim, roubar???? Ta de sacanagem, né?

Essa cena absurda me fez lembrar uma vez que estava parada em um sinal da Lagoa quando um rapaz de uns 30 anos desce do seu carro importado poe o seu dito cujo para fora e faz xixi. Não tive reação. Os meus amigos paulistas tiveram certeza ali de que o Rio é realmente uma zona. Não tenho argumentos para isso. Não mesmo!

Na boa, esse rapazinho em um momento de aperto sentado no sofá da sua casa ele põe o pinto para fora e faz xixi ali mesmo? Claro que não! Isso acontece porque o brasileiro não tem noção de que o espaço público é um bem prórpio. público significa ser de todo mundo e não de ninguém. Sem as pessoas pensassem nas ruas, estradas, praias e praças como uma extensão de suas casas não teríamos tanto lixo e coco de cahorro nas ruas e nem pessoas destrindo um jardim que embeleza as nossas ruas, nossas cidades.

Nenhum comentário: